Como cuidar do couro cabeludo seco

couro cabeludo seco

Um couro cabeludo seco, sensível e com comichão causa muito desconforto. Já experimentou vários produtos, mas nenhum teve o resultado desejado? Descubra as causas principais do couro cabeludo seco, como distinguir isso de caspa e como cuidar do cabelo. Além disso, apresentamos os melhores esfoliantes, máscaras e champôs adequados para couro cabeludo seco que garantem resultados visíveis.

É caspa ou couro cabeludo seco?

Quando o couro cabeludo sofre de descamação e fica irritado, a maioria pensa que se trata de caspa. No entanto, a causa pode ser diferente: o couro cabeludo está seco. Veja os principais sintomas de couro cabeludo seco e opte por cuidados certos:

  • Em geral, o couro cabeludo seco está associado a cabelo seco e à pele ressequida noutras partes do corpo, por exemplo, nos cotovelos ou pés. Contudo, se o couro cabeludo e o cabelo são oleosos, trata-se de caspa.
  • Reparou em pequenas escamas brancas e secas? É mais um sinal de couro cabeludo seco. Ao contrário da caspa, cujas escamas são amareladas, oleosas e um pouco maiores.

Por que tenho couro cabeludo ressequido?

Sensações desagradáveis de cabelo repuxado, comichão e ardor no couro cabeludo que escama muito? Não subestime os sintomas e tente descobrir as causas:

  • Lavagem de cabelo muito frequente. Uma lavagem diária do cabelo remove o sebo que retém a humidade no couro cabeludo. É o seu caso? Tente lavar o cabelo duas ou, no máximo, três vezes por semana.
  • Desidratação. Por vezes, o couro cabeludo seco e sensível pode ser causado por desidratação, tabaco, consumo excessivo de açúcar ou componentes irritantes em cosméticos capilares, como, por exemplo, álcool. É necessário beber mais líquidos, evitar o tabaco, começar a comer mais verduras e fruta e verificar a composição dos produtos capilares e de styling que utiliza.
  • Falta de vitaminas e sais minerais. Quem deseja ter o couro cabeludo em forma, de d consumir regularmente alimentos com zinco, vitamina A e ácidos gordos ómega 3. A carne, ovos, leguminosas, nozes e os cereais são ricos em zinco. A vitamina A, por sua vez, encontra-se no fígado, na sarda e nos legumes como batata-doce, cenoura ou espinafre. Além disso, o salmão, ostra, abacate ou o tofu são ricos em ácidos gordos ómega 3.
  • Reações alérgicas. Acha que o estado do couro cabeludo piorou depois de ter começado a usar um novo produto capilar ou de styling? Talvez haja algum ingrediente na composição que não lhe faça bem. Faça um teste de reação alérgica e evite usá-lo durante algumas semanas.
  • Idade. À medida que envelhecemos, a pele do corpo, incluindo o do couro cabeludo, fica mais ressequida.
  • Ar seco e frio. Principalmente durante os meses frios, a pele sofre de mudanças contínuas de temperatura. Quando está dentro de casa, tem calor, mas quando sai, as áreas não protegidas da pele ficam de repente expostas ao ar frio. Nesta situação, aposte em cuidados capilares adequados e considere comprar um humidificador de ar.

Já sabe que um estilo de vida saudável é benéfico para a saúde do couro cabeludo. Mas não é tudo. Descubra que cuidados capilares reparam eficazmente o couro cabeludo ressequido.

7 produtos poderosos que acabam com o couro cabeludo seco

Além da necessidade de mudar de estilo de vida e tomar algumas precauções, concentre-se também na utilização dos cuidados adequados. Apenas assim o processo de revitalização pode dar resultados desejados. Opte por champôs, condicionadores, máscaras ou cuidados sem enxaguar para couro cabeludo seco.

Champôs adequados para couro cabeludo seco

A cura e a hidratação intensa começam com o champô certo. O champô espumoso Goldwell Dualsenses Scalp Specialist limpa suave e eficazmente o cabelo e o couro cabeludo, não resseca e tem efeitos regeneradores. Tem couro cabeludo extremamente seco? Descubra os efeitos do champô suave com óleo Shu Uemura Cleansing Oil Shampoo.

Esfoliante imbatível para o couro cabeludo

Para estimular a circulação de sangue no couro cabeludo e acelerar a regeneração, opte pelo esfoliante calmante Kérastase Fusio Apaisant que remove todas as impurezas e escamas e deixa o couro cabeludo respirar. Além disso, melhora a penetração das substâncias ativas dos cuidados posteriores. Descubra o poder da casca de laranja doce, extrato de centelha asiática, óleo de jojoba e vitamina B5.

Um maravilhoso condicionador hidratante

O condicionador profundamente nutritivo Nioxin System 4 Color Safe Scalp Therapy Revitalizing Conditioner impede que o cabelo e o couro cabeludo fiquem ressequidos, dá um brilho deslumbrante ao cabelo e facilita o pentear e a modelação.

Máscara perfeita para couro cabeludo seco

A máscara renovadora Vichy Dercos Kera-Solutions com o complexo Pro-Keratin e a vitamina B5 na composição alivia o couro cabeludo ressequido, proporciona uma hidratação intensa e impede que o cabelo fique encrespado durante 48 horas!

Cuidado sem enxaguar com zinco

Além de consumir alimentos ricos em zinco, aposte no cuidado para couro cabeludo sensível Wella Professionals SP Balance Scalp que contém um complexo muito eficaz Zinc Pyriothon. Este complexo alivia o repuxamento e a comichão no couro cabeludo, acalma e promove o crescimento de cabelo saudável.

 

Autor: Luisa Santos