Como acabar com os pontos negros?

pele

Parece um combate eterno: um desaparece, mas surge um novo. São os jovens que mais se queixam de pontos negros, mas os comedões formam-se também na idade adulta, por exemplo, quando estamos demais stressadas ou afetadas pela TPM. É o seu caso? Inspire-se nas nossas sugestões e acabe com estes pequenos inimigos da pele de uma vez por todas!

Como se formam os pontos negros?

Os pontos negros surgem quando os poros produzem excesso de sebo que, mais cedo ou mais tarde, entope-os. Em conjunto com a sujidade e as células mortas que também se acumulam nos poros, em contacto com o ar, a mistura oxida e acaba por ficar preta. Os pontos negros formam-se principalmente na zona T, mas podem também aparecer no pescoço, decote, cotovelos e costas.

Como remover pontos negros em casa

Quer saber como remover com eficácia os pontos negros sem ter marcar uma consulta num dermatologista? Aposte em produtos contra pontos negros de qualidade e cuidados adequados e fique novamente com uma pele suave e impecável!

  1. Seja cuidadosa com a pele e evite o uso de géis e espumas com álcool na composição, porque secam a pele. Opte pela suave espuma de limpeza esfoliante com ceramidas Holika Holika Good Cera que regula a produção de sebo na perfeição e impede que a pele fique ressequida.
  2. Tonifique. Aplique um tónico com ácido salicílico ou glicólico na fórmula, por exemplo Revolution Skincare Glycolic Acid 5% cuja composição é vegana. Procura um cuidado ainda mais intenso? Substitua-o 1 a 3 vezes por semana pela essência esfoliante Cosrx BHA Blackhead Power Liquid.
  3. Hidrate. A pele propensa à formação dos pontos negros costuma ficar desidratada e, por isso, é necessário dar-lhe a hidratação necessária. Beba bastantes líquidos durante o dia, sobretudo água, e aplique o creme hidratante contra pontos negros Vichy Normaderm Phytosolution que reduz a visibilidade dos pontos negros, regula a produção de sebo e até pode servir de pré-base.
  4. Esfoliação suave. Como já mencionámos, quem deseja acabar com pontos negros, deve optar por tratamentos que não secam a pele. O mesmo é válido no que diz respeito à esfoliação. Experimente o esfoliante de açúcarL’Oréal Paris Smooth Sugars Scrub com sementes de quivi ou Saffee Cleansing Melting Jelly Scrub que une efeitos de esfoliante e loção facial.
  5. Máscara facial. Uma vez por semana, aplique uma máscara com argila ou carvão ativo contra pontos negros. Recomendamos a máscara preta contra pontos negros Garnier Pure Active que pode servir também de gel de limpeza e esfoliante. Além do carvão ativo, a composição é rica em extrato de mirtilo e ácido salicílico.
  6. Proteja a pele. Se usa produtos com ácidos AHA ou BHA na composição, não saia de casa sem aplicar um protetor solar com FPS 50+ na pele. Os ácidos enfraquecem a barreira cutânea natural que serve de proteção contra os raios UV e, como consequência, a pele fica mais propensa ao aparecimento de manchas de pigmentação.

Tratamentos naturais para remover pontos negros

Prefere tratamentos naturais a produtos com composição sintética? Inspire-se nas dicas seguintes.

  1. Em primeiro lugar, remova a maquilhagem e as impurezas da pele com uma loção desmaquilhante ou um óleo hidrofílico.
  2. Lave o rosto com sabão, gel ou espuma de limpeza natural.
  3. Tonifique a pele com água de camomila, lavanda ou de rosas. De preferência, use produtos biológicos.
  4. Em seguida, aplique um creme com aloé vera, tea tree ou tomilho ou, em vez do creme, aplique algumas gotas de óleo puro de cinórrodo.
  5. Uma vez por semana, use uma máscara com argila ou carvão ativo.

Produtos que não ajudam a combater pontos negros

  1. Fitas adesivas não resolvem o problema dos pontos negros, apenas removem a parte superior de comedões. Além disso, dado que removem o sebo e pelos finos da pele, podem secá-la.
  2. Tratamento a vapor. A humidade e o calor, que atuam no rosto durante tratamentos a vapor, não removem os pontos negros e até contribuem para a sua formação.
  3. Peróxido de hidrogénio. Cuidar da pele com o peróxido de hidrogénio não traz quaisquer benefícios para a pele. Pelo contrário, a pele fica ressequida e, como consequência, começa a produzir mais sebo o que, como é óbvio, multiplica o surgimento de comedões.
  4. Pomadas com peróxido de benzoílo. O peróxido de benzoílo é uma molécula que combate com eficácia a acne (impede o crescimento da bactéria que causa acne inflamatória), mas não tem qualquer efeito nos pontos negros que surgem por causa do excesso de sebo.

Os erros mais frequentes que pioram a pele com pontos negros

  1. Não desmaquilhar a pele. Acontece-lhe, por vezes, deitar-se com a pele maquilhada? Se é o caso, pode ter a certeza de que, quando acordar, os poros ficam entupidos, mesmo que tenha aplicado a maquilhagem não comedogénica. Rotina correta: Antes de deitar-se, remova todas as impurezas e maquilhagem da pele. Em seguida, limpe a pele com um gel ou uma espuma. Aplique um tónico, sérum e, por último, um creme hidratante. Repita também a rotina de manhã.
  2. Roupa de cama suja. Quem quer combater os pontos negros com eficácia, deve trocar a roupa de cama com frequência, porque a sujidade pode piorar o estado da pele. Rotina correta: Troque a roupa da cama uma ou duas vezes por semana.
  3. Mudar os cuidados com frequência. Se pretende acabar com os pontos negros na pele, não é recomendável estar sempre a experimentar novos produtos. Rotina correta: Se utilizar um novo produto, aguarde pelo menos 12 semanas para avaliar os benefícios e resultados.
  4. Não lavar-se após atividade física. Acabou de fazer exercício, mas não lhe apetece tomar duche de imediato? Atenção! O suor, depois de secar, também obstrui os poros. Rotina correta: Tome duche logo após atividade física, de preferência, antes do suor secar.
  5. Escova de limpeza inadequada. Por ter vários efeitos positivos, as escovas de limpeza são cada vez mais populares no mundo inteiro. Todavia, se não forem escolhidas conforme o tipo de pele, podem afetá-la. Rotina correta: Aposte numa escova sónica de limpeza que não irrite a pele.
  6. Espremer comedões. Este é provavelmente o erro mais frequente. Tentar tirar os pontos negros com os dedos, pode causar cicatrizes e outras pequenas lesões na pele, mas os pontos negros ficam intactos. Rotina correta: Mime regularmente a pele com cuidados profissionais num salão de beleza.

Que produtos contra pontos negros usa e conhece outra maneira de combatê-los? Partilhe as suas experiências!

 

Autora: Teresa Almeida