Acne parte I: fase inicial! | notino.pt

Acne parte I: fase inicial!

tratamento do acne

O que é o acne e quais a faixas etárias mais afetadas?

Esta é a primeira questão que gostaríamos de esclarecer ainda que em termos mais técnicos. O acne não é nada mais do que uma doença de pele em que os folículos pilosos apresentam excesso de gordura e células mortas. As zonas do corpo mais afetados tendem a ser o rosto, peito, costas, pescoço e ombros. Estas zonas são as mais afetadas porque é aí que se encontram a maior concentração de folículos pilosos.

O acne é um tema que requer uma especial atenção devido à sua complexidade. Iremos abordar este tema acima de tudo incidindo na sua prevenção e também na forma como atenuar os seus efeitos. O acne de forma vulgar é, das doenças de pele mais comum e chega a afetar cerca de 85 a 100% de população em qualquer estadio da vida. No entanto, as idades mais afetadas por esta doença ocorre entre os 10 e os 24 anos.

A adolescência só por si só já é sinónima de acne e isso deve-se sobretudo devido às alterações hormonais. Este problema é também sinónimo de um grande impacto a nível psicológico e muitas vezes os jovens de forma desesperada recorrem a “tratamentos” não muito convencionais. Quando o acne se manifesta de forma gravosa afeta em muitos casos a auto-estima dos jovens levando a um certo afastamento social e mesmo depressão. É aqui que deverá entrar o apoio de um profissional, ou seja, de um dermatologista. O acne quando tratado na sua forma inicial pode evitar as cicatrizes que muitas vezes acompanham ao longo de uma vida.

Gostaríamos de deixar claro, que o acne é uma doença e que deverá ser sempre tratada e acompanhado por um especialista.

Como prevenir o aparecimento do acne?

Considerado por muitos o "pai dos nutricionistas portugueses”, o médico Emílio Peres dizia que “somos aquilo que comemos” e é a partir daqui que tudo se desenvolve. Com isto queremos salientar a importância que uma alimentação saudável tem na nossa vida. Este é um tema que ainda suscita muita divergência ou seja, não está cientificamente provado que alguns alimentos ajudem na cura do acne mas há um grupo de alimentos que podem prevenir o seu aparecimento.

a alimentação e o acne

A chave passa por apostar em alimentos ricos em vitamina A, vitamina do complexo B e vitamina C. Resumindo, reduzir o consumo de gorduras, lácteos e açúcares, assim como manter uma boa rotina de limpeza e cuidado da pele, são os melhores aliados para prevenir o aparecimento do acne e ficar com uma pele suave e sem imperfeições.

O acne ligeiro

Na nossa loja online encontrará vários produtos que facilitam o "disfarce" do acne. Estes produtos são os ideais para situações de acne ligeiro que podem facilmente ser disfarçados com um simples corretor. No top das nossas preferências encontra-se o Effaclar de La Roche Posay Este corretor é perfeito no combate localizado de pequenas imperfeições da pele e deverá ser usado uma vez por dia de manhã ou à noite depois de uma correta limpeza da pele. Uma pequena dica: use este creme antes da aplicação da maquilhagem.

produtos para o combate ao acne

No que diz respeito a maquilhagem deverá sempre optar por fórmulas ligeiras adquadas para peles com acne. Assim sendo, sugerimos dois produtos: a base Vichy Dermablend e o corretor Vichy Dermablend 3D Correction. É de extrema importância que deixe a sua pele respirar de forma a não causar obstrução dos poros por isso, use a maquilhagem de forma q.b uma vez que o seu uso excessivo poderá ter efeitos contrários.

Dado a complexidade deste tema, num próximo artigo iremos focar-nos na sua fase mais severa. Até lá, cuide de si por dentro e por fora!

 

 

 

 

 

Menu