6 mitos sobre exposição solar! Como apanhar sol corretamente?

bronzeamento

A maioria de nós já sabe que o sol é responsável por rugas precoces ou manchas escuras no rosto. No entanto, o tema da proteção solar continua a ser rodeado de mitos e mentiras. Veja como bronzear-se corretamente e como proteger a pele.

Proteger-se mesmo que seja incómodo

O sol fornece-nos a vitamina D benéfica, mas uma estadia prolongada ao sol pode ter efeitos desagradáveis. Além de queimaduras, aumenta as rugas e as imperfeições de pigmentação e também o risco de cancro de pele: o melanoma. Mas as mulheres podem melhorar a maneira como apanham sol e proteger-se mais. Vamos começar por rever os seis mitos mais gerais sobre a exposição solar.

1. Basta aplicar o protetor de manhã.

Já comprou um creme de cuidados de qualidade com proteção solar e aplica-o regularmente antes de maquilhar-se? É um ótimo hábito! Mas não vai protegê-la durante o dia inteiro. O escudo de FPS diminui após 2 horas. Para encontrar a melhor maneira de bronzear-se bem, é necessário renovar a aplicação regularmente. Durante o dia, use o spray Piz Buin Instant Glow com textura leve e efeito iluminador.

2. Não tenho de usar um creme protetor, a minha maquilhagem contém FPS.

A maioria dos produtos de maquilhagem tem o FPS 15 ou 20. No entanto, se deseja proteger a pele suave do rosto e evitar o envelhecimento precoce, de acordo com os dermatologistas deve aplicar, pelo menos, o FPS 30. Esta é a solução para proteger-se e bronzear-se de maneira segura. Tenha sempre em conta o tempo da exposição solar, mesmo quando usa produtos solares. Estes apenas reduzem os efeitos dos raios solares, por isso, não deve apanhar sol durante mais de duas horas.

3. A pele morena bronzeia-se facilmente e não precisa de proteção.

No caso das pessoas com pele clara ou sardas, há um maior risco de aparecimento de melanoma, isso é verdade. No entanto, as pessoas morenas também têm de proteger-se. Depois de uma estadia ao sol prolongada, provavelmente não vai notar sinais de pele queimada, mas há o risco de melanoma. A regra é simples: proteja-se, mesmo que tenha a pele naturalmente morena! Não tem de usar o fator mais alto, basta o FPS 30. Quando for de férias, leve na mala o óleo seco em spray Bioderma Photoderm Bronz.

4. Quando está nublado não tem de usar o creme.

Os raios UV nocivos também atravessam as nuvens e podem danificar a pele. Atenção, estes raios não aquecem, por isso não pense que está protegida quando o tempo está frio. A pele pode danificar-se mesmo à sombra, num dia nublado ou ventoso.

5. O bronzeado de base protege contra queimaduras.

Este mito começou a espalhar-se nos anos 90. Antes de ir de férias para a praia, precisa de apanhar um pouco de sol para obter uma camada de bronzeado-base e, assim, não se queima na praia. Não é verdade, nem ajuda a obter um bronzeado mais depressa. Como apanhar sol da melhor maneira? Não se preocupe, mesmo com o fator de proteção, consegue obter um bronzeado sensual. Para uma aplicação uniforme use o óleo nutritivo La Roche-Posay Anthelios XL.

6. A queimadura é apenas uma vermelhidão na pele e vai desaparecer.

A vermelhidão vai desaparecer, mas os danos ocorridos na pele podem complicar-lhe a vida, vários anos mais tarde: rugas, alterações de pigmentação, pele escamada.

Como bronzear-se melhor e prevenir os danos? Tenha na mala a embalagem prática do creme bronzeador ultra ligeiro para rosto e corpo Vichy Idéal Soleil SPF 50.

Como usar o protetor solar

A maioria das pessoas desiste do uso diário de um creme com FPS porque, ao escolher um creme pouco adequado, geralmente fica com manchas brancas no rosto e com os poros obstruídos. Não desista! Basta encontrar o creme correto! Para a pele normal e seca, use a consistência oleosa que não deixa manchas brancas. Se se preocupa com rosto brilhante e excesso de sebo, a melhor escolha será o Avène Cleanance Solaire SPF 50, o cuidado matificante protetor para pele com tendência para acne.

O sol não brinca às escondidas

Há zonas do corpo onde geralmente nos esquecemos de aplicar o creme protetor. Apanhar sol de forma correta significa proteger o cabelo, as orelhas e as costas das mãos. As mãos, em especial, exigem cuidados corretos para manterem o aspeto jovem durante mais tempo. Se não proteger a pele das mãos devidamente, vão aparecer manchas de pigmentação e as mãos envelhecem muito depressa.

O que fazer no caso das crianças e homens?

A maioria das nossas caras-metades não gosta de aplicar qualquer creme no corpo e as crianças ainda menos. Tente transformar a proteção solar numa brincadeira! A loção especial azul de «smurfs» Bioderma Photoderm KID Lotion com FPS 50+ é adequada para crianças, para os homens recomendamos o Vichy Capital Soleil Beach Protect - o spray multi protetor com FPS 50+ que não deixa uma camada oleosa, é de aplicação rápida e fácil e resistente à água e transpiração.

Quando o sol pergunta se está preparada, terá à mão uma gama de produtos de proteção para si e para toda a família. Desfrute dos primeiros dias de verão!

Autora: Sofia Silva